Melhores fontes de gorduras na dieta cetogênica

Melhores fontes de gorduras na dieta cetogênica

A dieta cetogênica é caracterizada pelo baixo consumo de carboidratos e elevada ingestão de gorduras saudáveis. Está baseada em cerca de 65% a 75% de gorduras boas, 20 a 30% de proteínas e 10 a 15% de carboidratos.

Os percentuais variam de acordo com o objetivo do tratamento. É importante que a maioria de sua ingestão de gordura seja obtida a partir de gorduras monoinsaturadas e saturadas, a fim de fornecer energia ao seu corpo. As gorduras monoinsaturadas podem ser encontradas no azeite, no óleo de abacate e em algumas gorduras de origem animal como a banha.

Evite as gorduras poliinsaturadas como os óleos de milho, o girassol e o óleo de amendoim, pois não são bem tolerados pelo organismo em grandes quantidades. O Ômega 6 e o ​​Ômega 3 são essenciais para o consumo, já que nosso organismo não pode produzi-los naturalmente. A margarina, deve ser abolida da sua dieta pois está fortemente ligada à doença arterial coronariana. Confira a lista:

GORDURAS POLIINSATURADAS

• Ômega-3

• Omega-6

• Óleo de linhaça (uma alternativa para vegetarianos e vegans)

GORDURAS SATURADAS

Manteiga

Nata

Queijo

Óleo de Coco

GORDURAS MONOINSATURADAS

Azeite

Óleo de abacate

Óleo de cártamo com alto teor oleico

Óleo de Noz de Macadâmia

Banha

Bacon

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